Pode-se considerar que os níveis de língua são distintos entre si e distribuem-se por 5
categorias:
1 -O nível corrente obedece às regras usuais da língua, sendo classificado como nível médio e caracteriza-se por:
- vocabulário reduzido;
- sintaxe simplificada;
- expressões pitorescas;
- uso frequente de interjeições;
- dicção usual.
2 -O nível popular distingue um grupo de falantes com pouca ou nenhuma escolaridade, sendo classificado como nível baixo e caracteriza-se por:
- vocabulário muito escasso e concreto;
- sintaxe descuidada;
- frases inacabadas;
- (...)
3 -O nível familiar é utilizado no relacionamento íntimo, sendo, também, classificado como nível baixo e caracteriza-se por:
- vocabulário corrente, afectivo e pouco abstracto;
- sintaxe simplificada, directa;
- frases curtas, inacabadas;
- interjeições, apartes frequentes, vocativos...;
- frases de tipo exclamativo e/ou uinterrogativo;
- expressões sugestivas;
- explicitação da intimidade;
- (..)
A gíria é uma variedade linguística própria de certos grupos sócio-profissionais. È uma forma exagerada do uso familiar confinado a certos meios sociais. O calão, ou jargão é uma outra versão da gíria, respeita os usos correntes da morfologia e da sintaxe, mas apresenta um vocabulário muito original acessível só a alguns o que torna o discurso incompreensível para a maioria. As linguagens técnicas e científicas costumam incluir-se no calão, em pé de igualdade com o nível utilizado por marginais.
4 -O nível cuidado é utilizado por aqueles que seguem uma norma culta, sendo, também, classificado como nível elevado e caracteriza-se por:
- vocabulário rebuscado, concreto e abstracto;
- sintaxe de complexidade elaborada;
- frases sentenciosas;
- citações eruditas...;
- (..)
5 -O nível literário segue critérios estéticos, serve-se de vários recursos de modo a marcar a subjectividade da linguagem, sendo, também, classificado como nível elevado e caracteriza-se por:
- desvios semânticos e sintácticos intencionados;
- figuras de estilo;
- conotação;
- polissemia;
- a representação pela imagem;
- o aproveitamento significativo do ritmo e das sonoridades;
- a modalização
IMPORTANTE
Cada emissor utiliza o nível de língua segundo:
- a situação em que se encontra;
- o receptor da sua mensagem;
- a sua cultura;
a sua idade.
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